27, 28 e 29 de novembro de 2024
DIA 27
13h
Arthur Harder Reis - Professor
História
A Lei 10.639/2003 e o ensino de História: avanços, desafios e prática
Anderson Acioli Machado - Professor
O refúgio na História: a presença do deslocamento forçado e da migração contemporânea no currículo e no ensino de História da Rede Municipal de São Paulo
Sandra Cavaletti Toquetão - Coordenadora Pedagógica
Educação infantil
A influência das mídias digitais na cultura da infância
Michelle Gonçalves do Nascimento Faria - Professora
Duplas educativas nas creches da Rede Municipal de São Paulo: desafios de gênero para codocência
André Luis Silva Vieira - Professor
Linguagens
Desconstruindo o imaginário colonial: o currículo cultural da Educação Física na urgência de pensar corpos negros a partir da diferença
15h
Leonardo Vinicius de Souza Tavares - Professor
Intersecções entre oralidade, música caipira e a sala de aula
Camila Santo Lisboa - STE
Gênero e diversidade
Olhares cruzados para as políticas públicas sobre gênero na educação infantil municipal: os documentos para as infâncias produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo sob a ótica das professoras
Solange Oliveira Ferreira - Diretora de Escola
Descolonizando as propostas curriculares na Educação Infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero
Keila Cristina Rocha Carvalho - Diretora de Escola
Trajetórias formativas, gênero e subjetividade: representações sociais de professoras da Educação Infantil
DIA 28
Samara Oliveira Brasil - Professora
EJA
Jogo de tabuleiro “corporejar: o corpo reflexivo e brincante na educação de jovens e adultos”
Milena Marques Micossi - Coordenadora Pedagógica
A Evasão na Educação de Jovens e Adultos: fatores intraescolares
Janaina Conceição de Assis - Assistente de Diretor
Ciências
Espaços para o desenvolvimento de habilidades argumentativas em uma sequência didática investigativa
Eloisa Cristina Gerolin - Professora
Justiça epistêmica e afetos epistêmicos na Educação em Ciências: uma análise sob a perspectiva da etnografia interacional no contexto de uma sequência de ensino investigativa
Leticia Pereira do Nascimento - Professora
Matemática
Educação matemática para surdos: uma jornada pelos três mundos da matemática
Alexander Aparecido Urso Silva - Professor
Ensino de matemática com o uso de jogo de interpretação de papéis
Wildiane Sousa Braga - Coordenadora Pedagógica
Projetos da rede
Programa São Paulo Integral: Perspectivas dos docentes sobre a implementação do programa
Kamila Lima de Santana - Coordenadora Pedagógica
Problematizações sobre o Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) no contexto do trabalho da Coordenação Pedagógica do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Iara Golçalves de Aguiar Sant'anna - Coordenadora Pedagógica
Educação especial
Saberes não sabidos ou saberes não reconhecidos? Professores especialistas e suas memórias no trabalho com estudantes com deficiência
Douglas Henrique de Oliveira Braz - Professor
A visão da prefeitura de São Paulo sobre o atendimento educacional especializado – AEE
DIA 29
Milena Pedroso Ruella Martins - Supervisora Escolar
Avaliação
Potencialidades da avaliação na/da educação infantil paulistana apresentada por narrativas docentes
Rosa Maria de Miranda Duarte - Coordenadora Pedagógica
Avaliação da aprendizagem na educação infantil - possibilidades e desafios
Elisangela Rodrigues de Sousa - Diretora de Escola
Currículo
Projeto político-pedagógico e o seu compromisso social: uma análise a partir das concepções dos profissionais do Centro de Educação Infantil na Zona Leste de São Paulo
Leticia Zuleide de Lima Scherk - Professora
A formação continuada de professores em serviço em educação ambiental por meio da pesquisa-ação participante
Ayana Kissi Meira de Medeiros - Professora
Geografia
Pantera Negra e geografia cultural: enraizando pedagogias antirracistas em sala de aula
Joines Gustavo Ruiz Garcia - Professor
Resolução de problemas e situação geográfica – uma proposta metodológica para o ensino de geografia
Silvana dos Santos Silva - STE
Formação de professores
Formação continuada e o ser docente de ensino fundamental I na rede pública municipal de São Paulo
Felipe Augusto Michelini da Silva - Professor
Palhaçaria e educação: as aventuras de um professor-palhaço na escola pública
Adriana Beatriz de Oliveira - STE
Grupo colaborativo como estratégia formativa de articulação da educação infantil com o ensino fundamental I
Fernanda de Souza Silva Goivinho - Professora
Alfabetização
Adesão e compreensão de professores alfabetizadores às instruções normativas publicadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, durante a pandemia da Covid-19
Edijane Maria dos Santos Gonçalves - Professora
Alunos copistas de 1º e 2º ano do ensino fundamental I: o sentido da linguagem escrita
Secretaria Municipal de Educação
Rua Borges Lagoa, 1230, Vila Clementino, São Paulo - SP
Contatos
Tel.: (11) 3396-0200
congressomunicipaldeeducacao@sme.prefeitura.sp.gov.br